8 Coisas que você deve sempre dizer aos seus funcionários

Algumas coisas empregados não perguntam. Em vez de perguntar ele observam você atrás de pistas para determinar as regras não escritas do seu negócio, e é claro, as regras não escritas do seu estilo de liderança e gerenciamento. Torne isso mais fácil e deixe suas regras não escritas abertas para todos. Aqui estão oito coisas que você deve sempre dizer aos seus empregados e que irão facilitar isso no dia a dia:

1) “O que você diz durante sua avaliação de desempenho é mais importante pra mim do que qualquer coisa que eu tenho a dizer” – Toda avaliação de desempenho é uma via de mão dupla, você precisa dar um feedback específico, mas você também quer ouvir a visão do seu funcionário a respeito de sua performance em relação ao seu desempenho pessoal e profissional. Deixe que todo funcionário saiba que a avaliação de desempenho é o momento certo para falar, não apenas para ouvir.

2) “Me lembre depois” – Empregados normalmente vão entender se você não tiver tempo para responder a uma questão ou seugestão. O que eles querem saber é se você pode receber um “follow up”. Se você passa pra ele a função de fazer esse “follow”, você o deixa satisfeito com a resposta inicial que disse “eu não tenho tempo pra isso agora, mas isso me soa como uma boa idéia”.

3) “Levantar as questões é bom, resolver os problemas é melhor” – Como líder você quer que os funcionários tragam os problemas e as questões pra você, mas o que você realmente quer é que eles cuidem dos problemas e questões e depois venham contar pra você o que foi feito. Criar parâmetros para tomadas de decisão e encorajar funcionários para resolver os problemas é o que você deve fazer com essa frase.

4) “Superstars são importantes, mas as pessoas com grandes atitudes são tão importantes quanto” – Pessoas de grande talento, mas com péssimo relacionamento interpessoal geralmente podem arruinar um time. Nem todo funcionário é portador de um grande talento, mas pode ser um grande jogador de equipe. Deixe claro para todos que o importante pra você é saber trabalhar em conjunto.
5) “Sempre quero ouvir a notícia ruim primeiro” – Todo mundo gosta de ouvir notícia boa, mas nós temos que ouvir as ruins o mais rápido possível. Se a empresa tem a cultura de esconder a notícia ruim para tentar corrigir o problema antes que ele se espalhe, pode-se perder tempo precioso e acabar afetandando partes que estão fora da empresa. Deixar claro que as notícias ruins devem ser comunicadas , isso cria um senso de urgência em todos e transforma a má notícia em ação pró-ativa.

6) “Isso é ótmo! Como você fez isso?” – Funcionários que realizam e saem contando suas ações bem sucedidas não são egoístas, muitas vezes são inseguros. Quando um funcionário informa sobre uma realização pessoal, não basta dizer “bom trabalho” e seguir em frente. Peça detalhes, para contar a história, aumente sua confiança e o mantenha motivado a fazer mais vezes coisas desse tipo. É bom pra você e para a empresa.

7) “Por favor me avise quando eu fizer uma besteira” – Uma indicação chave de um grande líder (e de um ótimo ambiente de trabalho) é quando funcionários se sentem confortáveis para dar feedback aos seus chefes. Estabelecer esse nível de confiança leva tempo e você deve se policiar para nunca dar razão para que um funcionário se arrependa por ter feito isso.

8) “Eu sinto muito” – Quando você comete um erro, peça desculpas. Não culpe os outros, não crie desculpas esfarrapedas, assuma o erro e diga que está arrependido. Então, faça o que puder para corrigir o erro. Não é isso que você quer que os seus funcionários façam? Então dê o exemplo e faça o mesmo.

*Texto: traduzido e adaptado do Owner’s Manual de Jeff  Haden

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