Algumas coisas empregados não perguntam. Em vez de perguntar ele observam você atrás de pistas para determinar as regras não escritas do seu negócio, e é claro, as regras não escritas do seu estilo de liderança e gerenciamento. Torne isso mais fácil e deixe suas regras não escritas abertas para todos. Aqui estão oito coisas que você deve sempre dizer aos seus empregados e que irão facilitar isso no dia a dia:
1) “O que você diz durante sua avaliação de desempenho é mais importante pra mim do que qualquer coisa que eu tenho a dizer” – Toda avaliação de desempenho é uma via de mão dupla, você precisa dar um feedback específico, mas você também quer ouvir a visão do seu funcionário a respeito de sua performance em relação ao seu desempenho pessoal e profissional. Deixe que todo funcionário saiba que a avaliação de desempenho é o momento certo para falar, não apenas para ouvir.
2) “Me lembre depois” – Empregados normalmente vão entender se você não tiver tempo para responder a uma questão ou seugestão. O que eles querem saber é se você pode receber um “follow up”. Se você passa pra ele a função de fazer esse “follow”, você o deixa satisfeito com a resposta inicial que disse “eu não tenho tempo pra isso agora, mas isso me soa como uma boa idéia”.
3) “Levantar as questões é bom, resolver os problemas é melhor” – Como líder você quer que os funcionários tragam os problemas e as questões pra você, mas o que você realmente quer é que eles cuidem dos problemas e questões e depois venham contar pra você o que foi feito. Criar parâmetros para tomadas de decisão e encorajar funcionários para resolver os problemas é o que você deve fazer com essa frase.
4) “Superstars são importantes, mas as pessoas com grandes atitudes são tão importantes quanto” – Pessoas de grande talento, mas com péssimo relacionamento interpessoal geralmente podem arruinar um time. Nem todo funcionário é portador de um grande talento, mas pode ser um grande jogador de equipe. Deixe claro para todos que o importante pra você é saber trabalhar em conjunto.
5) “Sempre quero ouvir a notícia ruim primeiro” – Todo mundo gosta de ouvir notícia boa, mas nós temos que ouvir as ruins o mais rápido possível. Se a empresa tem a cultura de esconder a notícia ruim para tentar corrigir o problema antes que ele se espalhe, pode-se perder tempo precioso e acabar afetandando partes que estão fora da empresa. Deixar claro que as notícias ruins devem ser comunicadas , isso cria um senso de urgência em todos e transforma a má notícia em ação pró-ativa.
6) “Isso é ótmo! Como você fez isso?” – Funcionários que realizam e saem contando suas ações bem sucedidas não são egoístas, muitas vezes são inseguros. Quando um funcionário informa sobre uma realização pessoal, não basta dizer “bom trabalho” e seguir em frente. Peça detalhes, para contar a história, aumente sua confiança e o mantenha motivado a fazer mais vezes coisas desse tipo. É bom pra você e para a empresa.
7) “Por favor me avise quando eu fizer uma besteira” – Uma indicação chave de um grande líder (e de um ótimo ambiente de trabalho) é quando funcionários se sentem confortáveis para dar feedback aos seus chefes. Estabelecer esse nível de confiança leva tempo e você deve se policiar para nunca dar razão para que um funcionário se arrependa por ter feito isso.
8) “Eu sinto muito” – Quando você comete um erro, peça desculpas. Não culpe os outros, não crie desculpas esfarrapedas, assuma o erro e diga que está arrependido. Então, faça o que puder para corrigir o erro. Não é isso que você quer que os seus funcionários façam? Então dê o exemplo e faça o mesmo.
*Texto: traduzido e adaptado do Owner’s Manual de Jeff Haden
muito interessante
Muito bom para lideres de verdade